segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os ciclos que se fecham

Nesses últimos dias me aconteceram mil coisas que fecharam alguns ciclos e abriram outros. E avaliando tudo que aprendi até hoje (em especial nesses últimos 3 meses) me dei conta de que sou muito feliz com quem me tornei. E sei que isso tende a se manter assim com o tempo, sei que já sou muito feliz com quem me tornarei também.

Me pego analizando as pessoas e suas atitudes (obviamente tento noção de que é uma outra cultura, etc) muito mais do que pensei que analizasse, capaz que nem era assim, me tornei uma observadora/contestadora incessante nesse período. E, em contra partida, acabo aconselhando demais quem me importa, o que também já me dei conta que não é o meu forte. Infelizmente, as pessoas acabam fazendo sempre o que querem, mesmo que alguém mostre que está na cara que é o errado a fazer. E, como nunca antes, aqui aprendi o quanto o ser humano pode ser mal agradecido!

Eu já sabia que depender dos outros era uma furada, eu já havia feito um mundo semi independente pra mim há um bom tempo, mas isso nunca foi tão forte na minha vida. Quero buscar minha independência já! E isso começa quinta-feira.

Tenho pensado muito em tudo que estou vivendo e é tão estranho o quanto extraño algumas coisas que me pareciam tão simples, no Brasil. Extraño a tonada das pessoas, o jeito de atender dos vendedores de loja, o jeito de contar histórias, as expressões, as tribos (sim, até isso, te extraño Dinha!), e muito mais. E, óbvio, sem deixar de mencionar o que eu já sabia que era maravilhoso e hoje tenho muito mais orgulho! Extraño meus pais, meus amigos, o Rio Vermelho, o samba, o clima, os ônibus, as praias (principalmente o Buracão), a comida, as festas, o jeito de organizar as casas, a arquitetura.

Estou fechando esse ciclo, com 100% de aproveitamento. Aprendi o máximo que podia absorver de todas as pessoas/situações, ensinei o que pude. Vivi coisas que nunca imaginei viver antes, vivi coisas que nunca quis viver antes, vivi coisas que sempre sonhei. Experimentei novas sensações, novas soluções para situações já vividas. Deu tempo de aprender um idioma novo, começar a viver uma nova cultura, imaginar um novo futuro.

E começo o novo ciclo tendo apenas uma certeza. Sou muito feliz com quem sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário